Próximos Eventos

II Simpósio de Inteligência Institucional do Tribunal de Contas do Estado do Piauí

08/08/2022 a 11/08/2022 - Auditório do Tribunal de Contas do Estado do Piauí
Inscreva-se agora!

Sobre o Evento

Conteúdo Programático

Primeiro Dia – 08 de Agosto de 2022

9hs – ABERTURA OFICIAL (Conselheira Lilian Martins – Presidente do TCE/PI)

10hs – CONSEQUÊNCIAS DA CORRUPÇÃO E A INTERFERÊNCIA DA SUA OCORRÊNCIA NO ESTADO DE DIREITO DE UMA SOCIEDADE (Conselheiro Cezar Miola – TCE/RS e Presidente da ATRICON)

11hs – O PAPEL CONSTITUCIONAL DOS TRIBUNAIS DE CONTAS NO ENFRENTAMENTO À CORRUPÇÃO (Auditores José Inaldo de O. e Silva e Luís Batista de Sousa Júnior– TCE/PI

Devendo obediência aos princípios constitucionais administrativos, ao exercer suas atribuições constitucionais e legais, expressas como vontade política do povo brasileiro, sendo eficientes, é inevitável a descoberta da corrupção pelos Tribunais de Contas, recaindo sobre eles, especialmente, o dever da PREVENÇÃO.

12hs – INTERVALO PARA ALMOÇO

15hs – ELEIÇÕES, DEMOCRACIA E CORRUPÇÃO (Procuradora Federal Silvana Batini César Góes) – Apresentação Virtual

16hs – COFFEE BREAK

16hs30min – A IMPRENSA LIVRE QUE INVESTIGA RELAÇÕES DE PODER (Jornalista Guilherme Amado – Metrópoles)


Segundo Dia – 09 de agosto de 2022

9hs – ANÁLISE DE DADOS E A INTELIGÊNCIA INSTITUCIONAL NA OTIMIZAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO MINISTERIAL (Promotor de Justiça Cláudio Roberto Pereira Soeiro, coordenador do GAECO/PI)

Posta a disposição das instituições, a inteligência institucional valoriza o conhecimento decorrente dos processos internos de trabalho, sobretudo materializado no capital intelectual humano (expertises), operando amplo processamento de dados e informações, posteriormente agregando conhecimento e valor ao propósito institucional.

10hs – COFFEE BREAK

10hs30min – CRIMES NA INTERNET E BUSCA DE DADOS NO CIBERESPAÇO (Delegado de Polícia Civil Alesandro Gonçalves Barreto)

Vive-se uma nova era, de abundância de dados e informação, com uma sociedade conectada e impregnada de tecnologias digitais e que produz e difunde informações (úteis ou não) para seus mais diferentes grupos.
No ciberespaço, a comunicação virtual como forma de relacionamento tem implicado a ocorrências de crimes com características próprias e que precisam ser adequadamente entendidos e enfrentados pelas autoridades competentes.

11hs30min – INTERVALO PARA ALMOÇO

14hs30min – O PAPEL DO AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO NO FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL PARA A PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO (Auditor de Controle Externo e Presidente da AUD-TCE/PI Ramon Patrese Veloso e Silva)

15hs30min – COFFEE BREAK

16hs – O CONTROLE PROMOVIDO PELOS OBSERVATÓRIOS SOCIAIS: DESAFIOS E EXPECTATIVAS (Ney da Nóbrega Ribas – Presidente do Observatório Social do Brasil – Curitiba e Gestor da Força Tarefa Cidadã)

A participação cidadã nas questões governamentais, especialmente no apoio ao enfrentamento à corrupção, com a promoção dos mais diversos meios tecnológicos para a detecção, prevenção e correção do uso indevido de recursos públicos será um dos pilares de sustentação para o necessário cumprimento do princípio administrativo da eficiência.
Reduzindo-se os impactos da corrupção nos governos mais recursos serão postos para o aperfeiçoamento do serviço público e de suas políticas, especialmente daquelas que possam reduzir as desigualdades regionais e sociais.

17hs – ENCERRAMENTO DO DIA


Terceiro dia – 10 de agosto de 2022

8hs30 – TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO APLICADAS AO CONTROLE (Agente de Polícia Federal Nicodemos Coutinho de Meneses)

9hs30min AJUNTA – UMA FERRAMENTA DE DETECÇÃO DE CONLUIO USANDO INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (Auditor de Controle Externo do TCE/PB Aguinaldo Macedo Filho)

Com singular importância, este tribunal tem promovido soluções tecnológicas fundamentais para o exercício de fiscalizações mais aprimoradas e contemporâneas aos fatos.

10hs30min – COFFEE BREAK

11h – TECNOLOGIA, ANÁLISE DE DADOS E COOPERAÇÃO DA SOCIEDADE PARA O ENFRENTAMENTO À CORRUPÇÃO (Promotor de Justiça/MP-PB, Coordenador do GAECO/PB, Octávio Celso Gondim Paulo Neto)

Defende e destaca como exercício de cidadania a promoção de inovações e o uso de tecnologias no combate à corrupção. Para ele, “combater qualquer dano ao erário público promove a preservação do patrimônio financeiro do Estado, e isso acarreta na consequente manutenção ou melhoramento da prestação de serviço público à população, mediante as mais variadas políticas públicas, quer seja nas áreas da saúde, educação, saneamento, meio ambiente, esporte etc”.

12hs – INTERVALO PARA ALMOÇO

14hs30min – USO DA INTELIGÊNCIA POLICIAL NAS AÇÕES DA PRF (Coordenador-Geral de Integração e Gestão de Inteligência PRF Rodrigo Cardozo Hoppe)

15hs30min – COFFEE BREAK

16hs – AS TECNOLOGIAS OPERACIONAIS DA PM/PI PARA O ENFRENTAMENTO ASSERTIVO DA CRIMINALIDADE (Tenente Coronel PMPI Gustavo Gomes Campelo)


Quarto Dia – 11 de agosto de 2022

8hs30 TÉCNICAS DE ANÁLISES DE REDES SOCIAIS (Agente de Polícia Federal Manoel Camilo de Sousa Netto)

9hs30min FERRAMENTAS DE INVESTIGAÇÃO E ANÁLISE EM CRIMES DE CORRUPÇÃO E DESVIO DE RECURSOS PÚBLICOS (Escrivão de Polícia Federal Marcus Aurélio do Bomfim Visgueira)

10hs30min – COFFEE BREAK

11hs – APRENDIZADO DE MÁQUINA APLICADO AO CONTROLE: ESTUDOS DE CASO DO TCE/PI (Auditor de Controle Externo Weslley Emmanuel Martins Lima)

12hs – INTERVALO PARA ALMOÇO

14hs30min – O ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA COMO INSTRUMENTO PARA OTIMIZAÇÃO DOS RESULTADOS DA AUDITORIA (Auditor fiscal do trabalho Mateus Silva de Castro)

15hs30min – PAINEL: AGENDA ANTICORRUPÇÃO E EM FAVOR DO ATINGIMENTO DOS OBJETIVOS SUSTENTÁVEIS (Conselheira Lilian Martins – TCE/PI; Professor Pós-doc. Cleber de Deus – UFPI).